9 Coisas para saber antes de começar a dirigir

9 Coisas para saber antes de começar a dirigir

Afirmar para um recém habilitado que dirigir é fácil é apenas um sonho. A maior parte das pessoas não gosta porque envolve uma série de atos para decorar e acertar na marcha. Mas depois que se aprende é tão simples que começa-se a questionar o porquê de tanto mistério. E para quem quer dicas, temos algumas a seguir.

9 Coisas para saber antes de começar a dirigir

Dicas de coisas para saber antes de começar a dirigir

Tudo o que você precisa saber sobre direção está na auto escola? Na verdade não. Apenas a prática do dia a dia torna um habilitado um bom motorista. A grande verdade é que as aulas de estacionamento, baliza e prática na rua são insuficientes para os diversos tipos de situações. Para ajudar temos 9 dicas do que você deve saber antes de se tornar um motorista.

1 – Para dirigir na rua só dirigindo

A melhor forma de aprender a dirigir de fato não é testando em ruas locais mas no trânsito intenso. A destreza de mudança de marcha, saber sinalizar e outras atividades corriqueiras que o ato de ser motorista exige só virá com prática. 

Existe um pensamento que algumas pessoas conhecem: as vezes é tão comum dirigir que a pessoa nem sabe como chegou em casa. Ela simplesmente chega. Com a prática o conhecimento vai chegar e será um ato memorizado e comum do motorista.

2 – Nem todas as vagas são fáceis de estacionar

As vezes todo o conhecimento de garagem e baliza em nada vai adiantar quando o companheiro do lado coloca o carro torto na vaga do estacionamento. Nestes casos é necessário ter conhecimento espacial do veículo, sua largura e altura. Também vai vir com o tempo.

Com o passar dos meses você vai saber facilmente se o carro cabe ou não ali.

3 – O GPS não vai ajudar em tudo

As vezes o navegador de bordo ou o aplicativo GPS demora a atualizar na mesma velocidade que o trânsito atualiza e pode te colocar em enrascadas. O ideal é saber o caminho memorizando mesmo porque em algumas situações como uma rua na contra mão, vias que não são mais acesso a carros ou locais não muito seguros.

O GPS não leva em consideração se uma zona é perigosa ou não apenas o trajeto mais rápido ao destino proposto. Lembre disso.

4 – Nem todos os carros são iguais

Antes de analisar os modelos de carros 2018 ou levar para casa passe um tempo em trânsito tradicional para saber se adaptar. Uma mudança de câmbio manual para automático é super tranquila, mas do automático para manual exige de novo uma prática. O tamanho do veículo também pode causar problemas em manobras e estacionamentos.

5 – Alguns veículos possuem a ré como primeira marcha

O câmbio dos veículos pode modificar o posicionamento e isso exige um pouco de prática e costume. Algumas pessoas se adaptam de pronto, outras não. 

6 – O consumo de combustível é mais intenso em algumas situações

Em alguns momentos o carro vai consumir mais e pode acabar o tanque. O ar condicionado ligado em um engarrafamento longo pode queimar bastante gasolina. Acelerar demais sem necessidade também, como descendo em uma ladeira.

A prática no dia a dia ajuda a ter boas práticas para evitar o consumo de combustível desnecessário.

7 – Carros 1.0 precisam de toda força para subir ladeiras

Pode perguntar aos amigos a quantidade de vezes que eles com um carro 1.0 desceram ladeira abaixo pelo carro não ter força. Motivo? Ar condicionado ligado, rádio, dentre outros. Dependendo da inclinação da ladeira é bacana abrir os vídeos e desligar o ar para subir. 

8 – As vezes as pessoas vão bater em você

Ser um bom motorista não livra o carro de acidentes. É comum e acontece, infelizmente. O melhor a fazer é enfrentar de uma forma agradável e ter seguro para evitar dor de cabeça. 

9 – Pense no tamanho do carro antes de comprar

Guardar um carro pode não ser um problema, mas nas ruas sim. Carros grandes exigem noção especial aguçada para evitar raspar em ruas apertadas, manobrar com cautela e nem toda vaga será possível. Pense nisso.

Comments are closed.