Carro novo ou usado: Qual investimento vale mais a pena?

Carro novo ou usado: Qual investimento vale mais a pena?

Alguns preferem sempre usados e outros nunca optam por carro que não seja 0 km. Mas para uma boa parte dos motoristas sempre perdura o dilema de qual seria o melhor: carro novo ou usado. Os investimentos são diferenciados, inclusive quando se trata de impostos. Avalie as opções a seguir.

Carro novo ou usado

Por que alguns preferem comprar carro novo?

Quem mora em grandes cidades como o Rio de Janeiro com certeza se assustou com o IPVA 2018  RJ de carros 0 km. São mais caros em comparação a um veículo usado e tiveram um aumento nos últimos anos. Contudo, a preferência pelo 0 km, saído da loja, ainda atrai os clientes por diversos motivos. 

Carros usados podem vir com vícios e constantemente são maquiados. Uma pintura nova e a troca de algumas peças pode esconder muito bem uma batida enorme, um dano no motor caro de reparar. O veículo pode estar circulando mas os defeitos vão surgir depois. A honestidade do anunciante é um dos pontos que levam muitos a preferir os novos. 

Outro ponto importante são os impostos. Quanto mais antigo é o carro mais barato fica o seu IPVA. Se o veículo está em boas condições não há motivo para optar por um novo e pagar mais caro. Muitos donos não rodam nem ao menos 30 km e já vendem porque querem apenas um carro para emergências. 

A garantia também é um atrativo. Algumas montadoras oferecem garantia de até cinco anos (caso da Toyota) para trocas e reparos. No caso do uso é por conta e risco do comprador. 

O que há de positivo em comprar carro usado

Nem todos sabem mas um carro desvaloriza muito ao sair da loja. Em apenas um ano ele pode perder mais de 10% do valor, então em muitos casos vale a pena não vender e o comprador de um modelo do ano anterior sai com uma enorme vantagem. O preço de venda acaba saindo mais em conta. 

Além de pagar impostos mais em conta os modelos mais populares também possuem peças mais baratas. Claro, não estamos falando de lançamentos de 10 anos atrás. Quanto mais antigo é o carro mais caras ficam suas peças. Mas com cinco ou seis anos de rodagem os custos são mais baixos que um modelo novo. 

O seguro do veículo também é bem mais barato. Os modelos já no mercado já mais de dois anos tendem a ser menos visados para roubo. Por isso as seguradoras cobram valores mais em conta e tendem a oferecer muitos descontos por quem opta por seguro de dois anos. 

Dicas para não se arrepender de comprar um carro

A decisão d comprar um carro exige uma análise criteriosa de diversos fatores. Muitos pensam apenas no consumo mensal de combustível e esquecem de gastos extras. Um bom exemplo são os impostos. Todos os anos é necessário pagar o IPVA ou o veículo estará inapto para circular nas ruas. 

Pesquise no mercado sobre as marcas mais fáceis de encontrar peças. Algumas importadas realmente não ajudam muito na manutenção e tornam o custo do veículo muito alto. 

Comments are closed.