Cerca de 42 mil de cidadão do ES receberão restituição do IRPF

Cerca de 42 mil de cidadão do ES receberão restituição do IRPF

Começou desde setembro de 2016 a consulta do quarto lote da restituição do Imposto de Renda para pessoa física no Espírito Santo. A quarta fatia dos beneficiários com a devolução de uma parte do valor paga no ano anterior soma mais de dois milhões de contribuintes e os capixabas mais de 42 mil. Os saques já estão disponíveis nas contas bancárias cadastradas.

cerca-de-42-mil-de-cidadao-do-es-receberao-restituicao-do-irpf-2

Restituição do IRPF no ES chega a R$ 51 milhões

Os pagamentos da restituição começaram a chegar nas contas dos contribuintes a partir do dia 15 de setembro deste ano. O valor dos 42 mil cidadãos do Espírito Junto a receber da Receita Federal somam mais de R$ 51 milhões. Junto à restituição de 2015 também devem receber os que estavam na malha fina entre 2008 até este ano.

A restituição do Imposto de Renda consiste da devolução de alguns valores pagos como imposto ao longo do ano anterior pelo contribuinte. Dos seus ganhos anuais são abatidos alguns gastos básicos como:

  • Consultas e tratamentos médicos;
  • Educação;
  • Despesas com dependentes – filhos ou parentes;
  • Pensão alimentícia;
  • Previdência Privada;
  • Aposentadoria de pensionista maior de 65 anos;
  • Previdência Social de empregado doméstico.

Como receber minha restituição do IR?

cerca-de-42-mil-de-cidadao-do-es-receberao-restituicao-do-irpfO valor devolvido pela Receita Federal fica disponível para resgate pelo prazo máximo de 1 ano. O valor entra automaticamente na conta bancária no prazo estipulado de liberação dos lotes. A consulta para saber se seu dinheiro está disponível deve ser feita no site da Receita Federal usando seu número de CPF.

Caso no intervalo de um ano não for feito o resgate o valor da restituição não está perdido. Deve-se preencher um formulário eletrônico no site da Receita Federal informando seus dados bancários para a devolução do dinheiro. Um novo prazo é gerado e você pode consultar no mesmo site o andamento do processo.

Se infelizmente a restituição não foi creditada o contribuinte com seus dados regularizados pode fazer contato por telefone para uma agência do Banco do Brasil nos seguintes números:

  • 4004-0001 – para capitais – custo de ligação local
  • 0800-729-0001 – para as cidades interioranas
  • 0800-729-0088 – número para atendimento de deficientes auditivos

Quem deve declarar Imposto de Renda no Brasil?

O IRPF 2017 é a principal fonte de arrecadação de impostos no Brasil. Diversos países o possuem e é com esta verba que o Governo Federal realiza as suas obras ou distribui para os programas sociais. O valor também é dividido entre governos estaduais e prefeituras para as suas ações locais.

cerca-de-42-mil-de-cidadao-do-es-receberao-restituicao-do-irpf-3

Todos os brasileiros devem declarar imposto de renda quando maiores de 18 anos. Caso não tenham salário declaram como isentos. Empresas fazem o mesmo procedimento e declarar a sua empresa não o isenta de sua declaração anual como pessoa física também.

Quando declarar IR?

Os prazos para enviar a sua declaração eletrônica são anunciados na grande mídia (jornais e revistas) ou no próprio site da Receita Federal. Costumeiramente os primeiros meses do ano são para pessoas jurídicas e o segundo trimestre fica para o envio de pessoas físicas.

Caso a declaração não seja enviada o contribuinte fica com pendências com o órgão e pode ter seu CPF cancelado.

 

Comments are closed.