Como parcelar IPVA vencido ou atrasado

Como parcelar IPVA vencido ou atrasado

Estar com o IPVA atrasado, gera alguns transtornos para o proprietário de um veículo. O principal deles é ter o carro, moto ou caminhão apreendido em uma blitz e pagar para retirar do pátio do Detran. Também gera multas e dívidas. A boa notícia é que quem tem o IPVA vencido ou atraso pode parcelar a dívida.

ipva-4

Como parcelar IPVA vencido ou atrasado?

Seja uma dívida deste ano ou de anos anteriores o IPVA pode ser parcelado para facilitar o pagamento. Os proprietários (ou terceiros mediante procuração) devem ir até uma Secretaria da Fazenda(Sefaz) de sua cidade com os documentos do veículo em mãos para falar com um atendente. Informe-se sobre a multa, o valor total e veja suas condições de pagamento.

ipva-1

A negociação é feita no balcão de atendimento da Sefaz no momento que você fala com o atendente. É importante procurar o órgão apenas quando tiver condições reais de pagar. O proprietário do veículo já sai com o primeiro boleto com data próxima e todos os demais boletos de pagamentos com a data impressa.

Caso não pague o boleto a negociação não é mais válida e os juros são corrigidos, voltando à estaca zero. Se o boleto venceu é preciso voltar à Sefaz, fazer uma nova negociação de prazos de pagamento e número de parcelas e cumprir a data limite no documento de pagamento.

Pagar parcelado ou à vista o IPVA vencido?

O pagamento do IPVA atrasado à vista tem desconto mas apenas sobre a multa. Não há abatimento na dívida do imposto em si e nem dos juros por atraso. Logo, vale deixar claro não ser vantagem deixar de pagar o imposto na data correta pensando em pagar menos depois. E logicamente quanto maior o tempo sem pagamento maior o saldo da dívida.

ipva-2

Pagar à vista oferece um desconto e a quitação total do débito. Mas no parcelamento efetuando o primeiro pagamento a dívida sai e só volta se houver novo atraso. Em ambos os casos o veículo pode voltar a circular sem ser apreendido, mas é importante andar com o comprovante do primeiro pagamento ao menos nos três primeiros dias. Evita problemas em blitz devido a compensação bancária.

A importância de pagar o IPVA

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é pago anualmente. O boleto é enviado a todos os proprietários de veículos com valor correspondente a seu ano de fabricação, modelo e valor venal de tabela. O cálculo é feito com multiplicação do valor venal pela alíquota correspondente a seu tipo de veículo: se carro, moto, caminhão, dentre outros.

ipva-3

A taxa anual é uma das principais formas de arrecadação do Governo Federal. Seu uso vai para construção e melhoria de vias públicas mas também tem outras finalidades. A verba pode ser destinada a obras do Governo de Estados e Municípios com repasse anual.

Não pagar o IPVA RJ 2017 pode gerar multa e apreensão. O veículo só pode ser retirado do depósito do Detran após o pagamento da dívida e ainda há a taxa do pátio do Detran de acordo com os dias que ficou apreendido.

 

Comments are closed.