É preciso Enem para fazer um curso Pronatec?

É preciso Enem para fazer um curso Pronatec?

Os cursos gratuitos do Pronatec ofertados pelo Governo Federal são uma boa chance de conseguir a profissionalização do Brasil. São ofertados para a baixa renda com material de graça e professores qualificados em escolas técnicas de todo o Brasil. Para conseguir uma vaga é preciso cumprir alguns pré requisitos. Saiba mais sobre eles a seguir. 

É-preciso-Enem-para-fazer-um-curso-Pronatec?
É preciso Enem para fazer um curso Pronatec?

Como funciona o Pronatec?

A sigla Pronatec define o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, parceria entre o Governo Federal e o Ministério da Educação. Já está em atuação no Brasil há mais de 6 anos e até o momento não há indícios de ser finalizado. 

O que o programa oferece são cursos técnicos focados exclusivamente em formar mão de obra no Brasil. São cursos focados em áreas de interesse do mercado, onde um trabalhador capacitado está ausente ou há maior oferta que procura de candidatos a ocupar as vagas.

O Pronatec foi criado com alguns objetivos. Dentre eles é dá uma chance ao trabalhador de se recolocar no trabalho de acordo com a necessidade das empresas e indústrias.

Também ajuda o jovem ou adulto de baixa a renda a ter acesso à educação sem necessitar pagar por altos custos. Como vagas no ensino superior público não são suficientes para todos e no privado as mensalidades são caras, os cursos do Pronatec são uma alternativa. 

Pré requisitos para fazer um curso do Pronatec

Para conseguir uma vaga nos cursos do Pronatec é necessário cumprir alguns pré requisitos. Para alguns alunos é uma boa notícia saber que não é necessário ter feito o Enem. Isso porque não é uma disputa para uma vaga no ensino superior. 

Os tipos de cursos oferecidos no Pronatec possuem pré requisitos diferenciados. O técnico profissionalizante do ensino médio necessita apenas do ensino fundamental concluído em rede pública e ser baixa renda. 

Já para os cursos de capacitação profissional pós ensino médio exige-se estar desempregado e ser baixa renda. Quem está desempregado há mais de dois anos não necessita ser baixa renda ou ter concluído em escola pública.

Em todos os casos não pode fazer parte de outros projetos educacionais do Governo Federal como ProUni e Fies. 

Onde fazer cursos do Pronatec?

Os cursos gratuitos Pronatec são oferecidos em salas de aula de escolas técnicas em todo o Brasil. Dentre as principais parcerias estão as escolas SENAI e do SENAC, referências em ensino técnico no país. As duas instituições oferecem cursos apenas para o programa. 

Outras escolas técnicas do país também abrem as suas salas de aula e reservam vagas apenas para alunos do Pronatec. Ao contrário do que alguns podem pensar não foram construídas escolas técnicas apenas para o programa e sim usadas as já existentes com cursos novos. 

A matrícula do Pronatec é realizada na própria instituição de ensino pessoalmente. Para saber quais fazem parte é só acessar o portal da instituição.

Para os maiores de idade é necessário ter carteira de trabalho. Os interessados em cursos de ensino médio técnico devem ter apenas identidade e CPF. 

Comments are closed.