Passo a passo para fazer as inscrições do Encceja

Passo a passo para fazer as inscrições do Encceja

O Encceja é a oportunidade que muitas pessoas esperavam para concluir uma etapa importante de ensino. Com a realização da prova, aqueles que obtiverem pontuação dentro da média poderão emitir o certificado de conclusão do ensino fundamental e ensino médio. A inscrição para o exame acontece meses antes da prova.

Conheça o Encceja

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é promovido pelo INEP. O objetivo da prova é avaliar o conhecimento de jovens e adultos. Considerando que o exame é destinado a esse público.

A finalidade é conceder diploma aos que obtiverem pontuação satisfatória. O certificado comprova a conclusão no ensino fundamental e médio. No entanto, pode ser feito somente por pessoas acima de 15 anos para o fundamental e acima dos 18 anos para o médio.

Esta é uma prova totalmente gratuita e voluntária. O cadastro é feito na página do participante no portal do INEP. Disponível dentro do calendário de etapas do exame.

Conteúdo aplicado no Encceja

Afim de conquistar o desejado certificado, os candidatos precisam criar um cronograma de estudos para obter uma nota satisfatória.

Segundo o site oficial do Encceja, os conteúdos aplicados são:

Para o ensino fundamental:

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • Matemática;
  • Historia e Geografia;
  • Ciências Naturais.

Para o ensino médio:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Os conteúdos foram definidos com base na grade curricular nacional.

Inscrição Encceja

Para realizar o processo de Encceja inscrição, os interessados devem seguir o cronograma de cada etapa divulgado pelo INEP.

A inscrição é gratuita, e acontece normalmente no mês de Abril. Enquanto que a prova deve ser feita em agosto, em um único dia. Os locais para a realização do exame também será divulgado no INEP.

Para realizar sua inscrição siga os passos:

  1. Acesse o site do INEP e clique e insira suas informações pessoais. Como número de CPF e data de nascimento;

  • Preencha outros dados para dar continuidade ao processo de inscrição. Inclusive, a escolha do local de prova.

Depois que realizar sua inscrição, poderá acessar a página do participante e verificar todas as informações sobre a prova e resultado.

 

Comments are closed.