Preciso Contratar um Contador para Declarar meu IRPF?

Preciso Contratar um Contador para Declarar meu IRPF?

O imposto de renda é uma taxa que deve ser paga e declarada anualmente pior determinadas pessoas. Os contribuintes precisam declarar dados dentro do prazo e é necessário que tudo esteja nos conformes.

Com tantos dados a declarar e detalhes importantes, é normal se perguntar quanto a necessidade de contratar um contador para declarar o IRPF. Mas será que é mesmo necessário?

O que é o imposto de renda?

Como mencionado, o imposto de renda deve ser declarado anualmente. O recurso representa a declaração dos rendimentos tributáveis do contribuinte no ano em questão.

Vale lembrar que o IR é separado entre pessoas físicas e empresas. Para quem vai contribuir como a primeira categoria, o benefício é o Imposto de Renda para Pessoa Física (IRPF). A segunda categoria é denominada Imposto de Renda para Pessoa Jurídica (IRPJ).

Após a declaração e as devidas deduções dos seus gastos, pode ser que fique um valor disponível a ser retornado para você. Este recurso se chama restituição do IR e todo contribuinte deve estar ciente dele antes de cumprir com o Imposto de Renda 2019.

Precisa de um contador para declarar o IRPF?

A grande dúvida quanto ao imposto de renda é se a sua complexidade demanda a contratação de um profissional de contabilidade. Bem, atualmente foi desenvolvida pela Receita Federal e pelo Governo Federal uma ferramente que facilitou muito a vida de quem precisa declarar o IR.

Esta ferramente é um programa que pode ser instalado no seu computador ou notebook e que é utilizada para que você realize a sua declaração sem grandes problemas. Quem vai declarar o IR nos próximos meses, é importante verificar o programa do Imposto de Renda 2019.

Quem ainda não está familiarizado com o imposto de renda pode julgar necessária a contratação de um cotador em sua primeira declaração. Mas no geral, o profissional é mais recomendado para quem irá declarar o IRPJ, ou seja, empresas.

Como contratar um contador?

Existem muitos profissionais da área que trabalham por conta própria e você pode encontrar alguns anúncios na internet, em jornais, ou através de contatos.

Uma outra possibilidade é contatar uma agência de contadores e requirir um profissional para os serviços que você precisa. Os preços podem variar de uma agência para outro, por isso, esteja atento. É importante lembrar que o IR deve ser declarado dentro do prazo estabelecido pela Receita Federal.

Comments are closed.