Quais as principais diferenças entre a declaração do imposto de renda pessoa física e jurídica?

Quais as principais diferenças entre a declaração do imposto de renda pessoa física e jurídica?

O Imposto de Renda é obrigatório e deve ser declarado anualmente por quem se encaixa nos requisitos do mesmo. Você já deve saber que o IR se divide em duas modalidades, são elas o IR para pessoa física e o IR para pessoa jurídica.

Nem todo mundo sabe diferenciar estas modalidades do Imposto de Renda. E se você querer entender melhor as principais diferenças entre elas, confira o texto abaixo e fique por dentro:

O que é o Imposto de Renda?

O imposto de renda é uma declaração anual dos investimentos tributáveis que deve ser minunciosamente realizado e pago pelo contribuinte. A declaração é muito importante e precisa ser realizada anualmente.

O IR se divide em duas categorias de declaração: o IRPFque corresponde ao Imposto de Renda para Pessoa Física, e o IRPJ, que corresponde ao Imposto de Renda para Pessoa Jurídica, no caso das empresas.

Além da declaração obrigatório, ambos devem fazer as deduções dos tributos. Vale lembrar que existem requisitos para definir o que pode ser deduzido do IR ou não. Não cumprir com as regras do imposto pode levar o contribuinte ou empresário a cair na malha fina. Por isso, é importante ficar bastante atento na hora de deduzir as despesas.

Mas afinal, o que difere esta divisão? Estas categorias do imposto de renda são bem diferentes e para entender melhor cada uma delas, continue lendo:

Quais as principais diferenças para pessoa física e pessoa jurídica?

Número de Inscrição

Mesmo tendo as suas semelhanças, a PF e a PJ são juridicamente diferente. A pessoa física irá dispor de um número de CPF, cadastrado na Receita Federal. Enquanto isso, a pessoa jurídica possuirá um número de inscrição diferente, denominado CNPJ.

Restituição do Imposto de Renda

Quando o contribuinte paga o imposto e os cálculos de deduções de tributos é realizado, pode ser que ele tenha pago a mais ou a menos pelo IR. Neste caso, pode ocorrer a restituição IRAmbas as categorias tem direito ao recurso, mas para pessoa jurídica a restituição é mais burocrática.

Prazos Diferentes

Como você já deve saber, existe um prazo limite, estipulado pela Receita Federal, para realizar a declaração do seu imposto de renda. Estas datas são diferentes para pessoa física e pessoa jurídica.

Alíquotas Distintas

As alíquotas de cada imposto são recolhidas de maneira singular. Para a pessoa jurídica, o valor é calculado a partir de diferentes formas de lucro, podendo variar entre 6 e 15%.

Comments are closed.