Uber agita concorrência com preparação para serviço de delivery no Brasil

Uber agita concorrência com preparação para serviço de delivery no Brasil

Em um país onde o transporte público não anda suprindo a necessidade dos passageiros e o táxi possui o monopólio do privado, a Uber surgiu para agitar o mercado. O transporte remunerado de passageiros se tornou uma excelente alternativa e em breve lançará no Brasil o serviço de delivery.

uber-agita-concorrencia-com-preparacao-para-servico-de-delivery-no-brasil-4

Uber pretende lançar serviço de delivery no Brasil

Os serviços da Uber muito em breve não se restringirão a apenas transporte de passageiros. A empresa que ainda está em expansão no Brasil e pretende investir em uma fatia forte no mercado: os serviços de entrega de alimentos em casa.

uber-agita-concorrencia-com-preparacao-para-servico-de-delivery-no-brasil-3

O UberEats vai funcionar semelhante ao serviço de entrega que muitos já conhecem. A primeiro momento funcionará como nas demais cidades ao redor do mundo: com motociclistas, mas já se planeja usar carros no serviço. O cliente compra de sua residência e a Uber pega na lanchonete ou restaurante e entrega em casa a encomenda.

O serviço está começando a ser lançado em São Paul. Ainda em fase de testes, está buscando profissionais para a área. Contudo, não é uma novidade. O uso de aplicativo para pedir entregas de alimentos em residências ou endereços comerciais já existe a mais de três anos na Uber em outros países.

Como funciona a Uber?

Apesar do sucesso nos Estados Unidos (em especial em Nova York) a Uber teve seu nascimento na França. Foi em Paris que a dupla de amigos e programadores Travis Kalanick e Garrett Camp necessitou de um carro com motorista e teve uma ideia: por que não pedir transporte pelo smartphone?

O que era um simples aplicativo para pedir transporte se tornou uma febre de sucesso em diversos países. O serviço está presente em mais de 500 cidades em todo o mundo e ainda em expansão no Brasil.

Uber aceita pagamento em dinheiro

O aplicativo Uber pode ser instalado em qualquer smarthphone em sua loja da Android, Windows Phone ou Iphone. Para usar é só criar uma conta com nome, CPF, e-mail e aguardar aprovação do cadastro.

Por alguns meses no Brasil o funcionamento foi de aceitação de pagamento via cartão de crédito, mas a versão em dinheiro está em uso. No momento de escolher o pagamento o cliente pode selecionar se quer cobrança no cartão ou pagamento em dinheiro e paga diretamente ao motorista.

Há mercado para a Uber no Brasil?

A discussão é grande: a Uber tem futuro no Brasil? Em cidades onde o transporte de passageiros é extremamente requisitado como Nova York e China a empresa realmente é um bom negócio. Mas no Brasil a discussão anda intensa pela grande quantidade de taxistas nas ruas e a oferta alternativa muito mais em conta.

Para o passageiro a Uber é extremamente vantajosa. Até o momento o custo é mais baixo que um táxi (quando não se trata de Uber Black) e há a segurança de você conhecer o motorista antes. O aplicativo envia a placa do veículo e foto do motorista e evita a insegurança de parar um carro na rua de um desconhecido. Também permite acompanhamento do trajeto pelo aplicativo e evita rotas desnecessárias, uma placa comum a muitos motoristas de transporte privado de passageiros.

A batalha entre taxistas e motoristas Uber é grande porque o mercado brasileiro era praticamente dos táxis. Com pagamento da praça e impostos os taxistas se sentem lesados porque tais taxas não são cobradas do Uber. Mas há o contraponto: o financiamento de carros para taxistas é mais barato. Ambos pagam manutenção e combustível do veículo de igual forma.

Com ou sem polêmica a Uber teve aceitação no Brasil em todas as cidades em que o serviço está funcionando. Há sempre campanhas com brindes para os clientes e o bom costume de água e balas nos carros. Pode não ter um enorme futuro, mas a empresa está crescendo bastante no mercado.

Comments are closed.